
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA é uma ferramenta eficaz para os Municípios, Estados e Governo levantar informações sobre o quanto os alunos dominam determinados conhecimentos e habilidades, com o objetivo de verificar o que o aluno já sabe e suas necessidades de aprendizado.
As informações oferecidas por esse diagnóstico da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA devem, a partir de então, guiar o planejamento docente e a escolha por intervenções pedagógicas adequadas, como forma de promover a recuperação dos pontos identificados como fracos. Além disso, a AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA permite que o professor possa adequar suas abordagens e estratégias de ensino às necessidades de cada aluno, estimulando seu progresso e fazendo com que ele atinja novos patamares em suas competências.
A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA realizada pela METRÓPOLE SOLUÇÕES é um processo envolvente que envolve escolas, alunos, professores e comunidades com o objetivo de identificar como os conteúdos estão sendo assimilados pelos alunos, bem como mapear estratégias de ensino adotadas, ajudando a nortear o trabalho do educador.
Após realizada, é possível ter um panorama sobre as necessidades dos alunos, e a partir disso, estabelecer estratégias pedagógicas adequadas e trabalhar para desenvolvê-las.
A BNCC – Base Nacional Comum Curricular está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional da Educação. A BNCC determina os conhecimentos e as habilidades essenciais que todos os alunos têm o direito de aprender. Na prática, isso significa que, independentemente da região, raça ou classe socioeconômica, todos estudantes do Brasil devem aprender as mesmas habilidades e competências ao longo da sua vida escolar.
A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA realizada pela METRÓPOLE SOLUÇÕES para as redes municipais, estaduais e privadas de ensino, objetiva avaliar o desempenho dos estudantes para que as Secretarias de Educação possam revisar seus currículos e usar a BNCC como um núcleo comum para acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes e garantir a todos as competências e habilidades específicas necessárias da primeira séria ao terceiro ano, respeitando as diversidades de cada região e particularidades regionais.
“O nosso trabalho é envolvente. Queremos que Prefeituras, Municípios, Gestores, Educadores, Estudantes e Comunidade se envolvam neste mapeamento tão importante para o futuro dos estudantes e das escolas”, diz Fábia Braga, CEO da METRÓPOLE SOLUÇÕES.
“É impressionante como podemos perceber o brilho nos olhos de cada estudante no dia da Avaliação, é algo marcante e gratificante”, complementa a CEO, Fábia Braga.
O Banco de Dados, resultado da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, é entregue às Secretarias da Educação para que os Prefeitos e Governadores possam estabelecer políticas públicas voltadas para a educação.
O Relatório da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA traz dados e gráficos do desempenho dos estudantes por aluno, por escola, por região, por série, por faixa etária, e demais dados solicitados pela Secretaria da Educação.
O RELATÓRIO que elaboramos da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA torna-se uma ferramenta crucial para gestão educacional permitindo que os professores possam adequar suas abordagens e estratégias de ensino às necessidades de cada aluno, estimulando seu progresso e fazendo com que ele atinja novos patamares em suas competências.
QUAL A MELHOR DATA PARA APLICAR A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA.
A aplicação de uma avaliação diagnóstica é recomendada para todo início de ciclo ou processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, é possível analisar o conhecimento prévio dos alunos em relação aos pontos a serem trabalhados e embasar as abordagens adotadas pelo professor, que consegue dar ênfase àqueles pontos que os alunos menos dominam.
Esse aspecto preventivo é uma das características mais importantes da avaliação diagnóstica e o que a diferencia das formas mais clássicas de testar a aprendizagem. Sua aplicação já no início do processo educativo permite que o professor conheça as dificuldades e reais necessidades dos alunos, e consiga planejar intervenções iniciais para trabalhar esses pontos com mais profundidade.
COMO A METRÓPOLE SOLUÇÕES aplica a AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA?
1. Planejamento da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA.
Este Planejamento é realizado em conjunto com a Secretaria da Educação para mapear regiões, índice de reprovação, abandono escolar, quantidade de estudantes que concluem o segundo grau.
Consiste no levantamento de dados reais para elaboração do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA desde a aplicação das avaliações até a entrega dos resultados. No momento do PLANEJAMENTO ESTRATÉGIO da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA é determinado as séries que serão avaliadas.
2. Aplicação do caderno de provas com as questões que compõe a AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA.
Os cadernos de provas são elaborados pela BANCA METRÓPOLE a partir dos diagnósticos realizados durante o PLANEJAMENTO ESTRETATÉGICO. Primamos por provas cheias de figuras e imagens que venham contextualizar a realidade dos estudantes e verificar de fato o seu nível de aprendizagem.
A aplicação da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA é marcada como um evento participativo onde cada estudante saiba que de fato está contribuindo e construindo a EVOLUÇÃO EDUCACIONAL de sua região.
Por aproximadamente 15 dias antes da aplicação da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, distribuímos cartazes coloridos para todas as escolas envolverem os estudantes, professores e comunidades.
O Caderno de provas da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA é uma atração à parte. O mesmo é acompanhado de Cartão Resposta (como o ENEM) para que os candidatos participem de todo o processo inclusive do preenchimento do Cartão Resposta.
Para as os estudantes até o 5º ano, recomendamos que o professor e o aplicador da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA preencham o cartão resposta para o estudante. A partir do 6º ano, o próprio estudante deve preencher seu cartão resposta e assinar.
A correção do cartão resposta é realizada por leitura óptica nos mesmos trâmites do ENEM.
RESULTADOS
a) Dados em planilhas e gráficos, total de matriculados por série, região, escolas e total de participação de provas.
b) Desempenho geral da rede por série, avaliação.
c) Desempenho dos estudantes com necessidades especiais.
d) Proficiência em português.
e) Proficiência em Matemática.
f) Desempenho comparativo por regiões em proficiência em português e Matemática.
g) Desempenho comparativo por alunos portadores de Necessidades Especiais.
h) Desempenho geral comparativo das escolas.
i) Demais dados solicitados pelo contratante Município, Estado ou Governo.
j) No final entregamos um RELATÓRIO com recomendações para que o contratante possa gerir sua política educacional.
k) Pontuamos que após a leitura óptica todos os dados fazem parte de uma BASE RELACIONAL DE DADOS que é entregue ao contratante.
l) Para termos gráficos claros e pontuais, todos os gráficos são construídos por engenheiro.